Clique aqui para imprimir | Fechar esta janela

Fechar

Enviar para um amigo

Preencha os campos abaixo e indique esta página para um amigo.
Agradecemos a sua divulgação.

6º maior farol do mundo inaugurado no Mucuripe

A nova construção, três vezes maior que a anterior, conta com tecnologia francesa e sistema de automação

Publicação: 20/09/2017 às 14h09m 114 visualizações
Diário do Nordeste

O farol pode ser visto a uma distância de 80 quilômetros durante a noite, e 54 quilômetros durante o dia (Foto: Kid Júnior)
O novo Farol do Mucuripe foi inaugurado oficialmente na tarde de ontem (18) após solenidade realizada pela Marinha do Brasil e Grupo J. Macêdo, responsáveis pelo projeto. A estrutura impressiona pelos 71,1 metros de altura e foi apresentada como o maior farol tradicional das Américas e o sexto maior do mundo, obedecendo as funções de assegurar a vinda das navegações e ampliar a capacidade de verticalização de construções na região onde foi estabelecida. Já em funcionamento, o investimento de R$ 5 milhões foi feito pelo grupo J. Macêdo, que possui instalações próximas ao novo Farol.

Ressaltando a importância do Porto do Mucuripe como ponto estratégico e de confluência de rotas comerciais, Amarílio Macêdo, presidente do Conselho J. Macêdo, destacou o incremento da segurança costeira e a oportunidade de crescimento vertical demandada pela cidade e pelo grupo. 

Futuro

“Temos o propósito de seguir o nosso compromisso de crescer. Estávamos limitados pela altura do farol antigo, que não atendia mais às necessidades do futuro. E agora, com esse novo Farol, o futuro já está virando presente. Estamos fazendo uma construção de silos em uma altura que era proibida fazer antes, além de trazer segurança e desenvolvimento”, esclarece Amarílio Macêdo. Os silos de armazenamento de grãos da empresa, localizados no Porto do Mucuripe desde a década de 1950, poderão ter a estrutura vertical ampliada com a nova altura do farol. A nova construção, três vezes maior que a anterior - de 22 metros -, é equipada com tecnologia francesa e sistema de microprocessamento, automação e ainda segurança. 

Investimentos

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve presente na solenidade que oficializou a inauguração do novo equipamento. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o farol trará investimentos para o Mucuripe. “O principal ponto é que agora vai haver um crescimento nessa área. Essa comunidade precisa de desenvolvimento, emprego e renda. Acredito que o farol veio para iluminar o futuro do bairro”, comenta. Além dele, o almirante Leal Ferreira, atual comandante da Marinha do Brasil, também esteve na cerimônia.

O acendimento, o desligamento e o controle da velocidade de giro serão realizados inteiramente por um sistema informatizado. De acordo com Leonardo Salema, capitão dos Portos, a lâmpada, agora de led, possui uma intensidade equivalente ao dobro da anterior. “Isso facilitará a identificação do farol por parte dos navegantes, que vão poder seguir um rumo correto e seguro para demandar o Porto de Fortaleza. A estrutura facilita por ser mais relevante e mais fácil de ser visualizada”, explica o oficial. 

A parceria entre o grupo J. Macêdo e a Marinha do Brasil foi fechada em 16 de fevereiro de 2016, e a construção do farol levou nove meses para ser concluída. Com o novo equipamento, a orla terá acréscimo de até 30% na capacidade de verticalização. Beneficiando principalmente as pequenas embarcações, que não contam com sistema de geolocalização, o farol pode ser visto a uma distância de 80 quilômetros durante a noite, e 54 quilômetros durante o dia. 

O ciclo de acendimento rotativo é o que caracteriza o farol, que tem um lampejo a cada dez segundos. Possidônio Filho, presidente da Colônia de Pescadores, destacou o investimento como um divisor de águas para todos os navegantes. “Quando saímos e vamos para longe da praia, o farol é a única referência que temos na noite. Agora, com esse maior, vai ter mais segurança para o pescador, que está sendo guiado por um equipamento com tudo que há de mais moderno”, salienta.

Av dom Luis 880, SL 606 Aldeota Fortaleza-CE Telefone / Fax (85) 3266-1100 / (85) 3266-1116
CMM Engenharia - Sua obra em boas mãos