Clique aqui para imprimir | Fechar esta janela

Fechar

Enviar para um amigo

Preencha os campos abaixo e indique esta página para um amigo.
Agradecemos a sua divulgação.

Maior Farol das Américas é inaugurado em Fortaleza

O equipamento traz melhoria na sinalização náutica e maior segurança na navegação

Publicação: 19/09/2017 às 11h09m 89 visualizações
Tribuna do Ceará

Maior Farol das Américas é inaugurado em Fortaleza

Por Oswaldo Scaliotti - 18 de setembro de 2017

A cidade de Fortaleza passa a contar com um novo equipamento de sinalização náutica. O novo Farol do Mucuripe, localizado no bairro Vicente Pinzón, possibilita melhores condições de trabalho, com mais segurança, para toda a comunidade marítima, especialmente para os pequenos barcos e jangadas que não dispõem de tecnologia de geolocalização. O farol representa um marco na história naval da Capital e do País, sendo o maior farol tradicional das Américas e o sexto maior do mundo, com 71,1 metros.

Pertencente à Marinha do Brasil, o equipamento foi construído por meio de uma parceria com o Grupo J.Macêdo. O novo Farol do Mucuripe, três vezes maior que o antigo, possui a mesma tecnologia utilizada nos principais faróis do planeta, contando inclusive com um elevador de cargas interno. É uma construção inteligente, pois funciona de uma forma automatizada; e, além disso, preserva valores históricos e culturais, pois herdou do farol anterior o aparelho lenticular datado do Brasil Império.

“Este é um passo importante que o estado dá em direção ao fortalecimento de sua vocação para o mar. Neste caso específico, o novo farol é um instrumento de segurança que garante boa navegabilidade das embarcações, e só foi possível alcançar esta melhoria graças à parceria com a iniciativa privada. Esperamos, inclusive, que esta experiência bem sucedida seja replicada em todo o país”, destaca o Capitão dos Portos, Leonardo Salema.

Amarílio Macêdo, presidente do Conselho de Administração do grupo, afirma que todos ganham com esta iniciativa: a cidade de Fortaleza, a Marinha do Brasil e a J.Macêdo, que poderá ampliar sua capacidade produtiva na capital cearense. Segundo ele, o Grupo J.Macêdo tinha interesse em expandir o moinho em Fortaleza para produzir mais e, consequentemente, gerar mais empregos na capital, atendendo principalmente a comunidade da região do Grande Mucuripe. “Como o terreno já está 100% ocupado, a única alternativa seria o crescimento vertical dos silos e essa obra estava limitada à altura do farol. Havendo essa compreensão da necessidade do investimento, o Grupo J.Macêdo, mesmo no momento de crise que o Brasil atravessa, decidiu apostar na ampliação dos negócios no Ceará e não poupou esforços para entregar num prazo muito curto um Novo Farol para a cidade de Fortaleza. Um equipamento muito mais moderno, eficiente e seguro para as navegações, sobretudo, para pequenas embarcações”, destaca.

 

Postado por Oswaldo Scaliotti

Av dom Luis 880, SL 606 Aldeota Fortaleza-CE Telefone / Fax (85) 3266-1100 / (85) 3266-1116
CMM Engenharia - Sua obra em boas mãos